Temos uma equipe composta por enfermeiros especializados e prontos para atender sua empresa.

DÚVIDAS FREQUENTES

 

O que é o teste rápido ANTICORPO (IGG/IGM)? 

 

O teste rápido ANTICORPO (IGG/IGM) verifica a presença de anticorpos, uma resposta do organismo quando o indivíduo já teve contato com o vírus. O IGM é o anticorpo que aponta que o indivíduo esteve em contato recente com o vírus, e o IGG indica que o contato com o vírus ocorreu a mais tempo. 

O que é o teste rápido ANTÍGENO (nasal)?

 

O teste rápido ANTÍGENO (nasal)

verifica a presença de antígeno (proteínas virais), o que permite identificar se a pessoa está com o vírus no momento da coleta.

Qual a função do teste rápido ANTICORPO (IGG/IGM)?

Os testes rápidos (IgM/IgG) têm relevante utilização no mapeamento do status imunológico de uma população (que já teve o vírus ou foi exposta a ele). Tal mapeamento pode contribuir de forma positiva no processo de relaxamento das medidas restritivas, ou seja, quando do controle pandêmico, o mapeamento imunológico terá significativa relevância por ocasião do retorno das atividades.

Como os testes são realizados?

  • O teste rápido ANTICORPO (IGG/IGM) é realizado a partir da coleta de uma amostra de sangue do paciente. O resultado sai em 15 minutos.

  • O teste rápido ANTÍGENO (Nasal) é realizado através de coleta de secreção nasal por meio de um swab (cotonete). O resultado sai em 15 minutos.

Os testes rápidos são de uso profissional?

Sim. Os testes rápidos registrados para a Covid-19 são de uso profissional e os seus resultados devem ser interpretados por um profissional de saúde legalmente habilitado e devidamente capacitado, conforme definido pelos conselhos profissionais da área da saúde e por políticas do Ministério da Saúde. Esses testes NÃO devem ser feitos por leigos. É possível realizar os testes em empresas e locais de eventos, desde que executados por profissionais legalmente habilitados.

A partir de quantos dias após o início dos sintomas é recomendado realizar o teste rápido ANTICORPO (IGG/IGM)? 

Como a produção de anticorpos aumenta a cada dia a partir do início da infecção pelo vírus, é preciso que haja uma quantidade mínima de anticorpos que o teste consiga detectar. Este período entre o início dos sintomas e a detecção dos anticorpos em exames é chamado de janela imunológica. Sendo assim, a imunocromatografia para anticorpos (IgM e IgG) é indicada para exames a partir de pelo menos oito dias após o início dos sintomas. A utilização de testes rápidos antes desse período pode levar a resultados negativos mesmo nas pessoas que possuem o vírus e produziram anticorpos, sendo, portanto, um resultado “falso negativo”.

Esses dispositivos precisam ter registro na Anvisa?

Sim. Uma das etapas do controle sanitário de produtos é o registro junto à Anvisa. Nesta fase, é exigida a apresentação de documentos da empresa, como Autorização de Funcionamento de Empresa (AFE) e Certificação de Boas Práticas de Fabricação (CBPF).

Também devem ser apresentados documentos sobre o produto a ser registrado, tais como ensaios clínicos, avaliação de desempenho, fluxo de produção, estudo de estabilidade e outros dados que indiquem a sua segurança, qualidade e eficácia. O objetivo é avaliar se o produto é capaz de dar o resultado para o qual foi desenvolvido.

É possível que haja produtos no mercado que não foram avaliados pela Anvisa. 

A partir de quantos dias após o início dos sintomas é recomendado realizar o teste rápido ANTÍGENO (nasal)?

Recomenda-se realizar o teste a partir de 48 horas completas de início dos sintomas ou de possível contato com casos suspeitos ou confirmados até o 7º dia.

Vale a pena testar colaboradores assintomáticos?

Conforme a OMS, pessoas assintomáticas que testam positivo para a Covid-19 são capazes de transmitir o vírus para outros colaboradores. Assim, a testagem de todos os colaboradores, mesmo os assintomáticos, é muito importante, já que evita a transmissão e previne a ocorrência de surtos.

Oferecemos preços acessíveis para que você possa testar seus colaboradores, amigos e familiares.
teste covid florianópolis
teste covid floripa
teste covid19 florianópolis
teste covid florianópolis, teste covid floripa, teste covid 19 florianópolis, teste rapido covid, teste covid 19, teste covid

Mantenha seus colaboradores seguros, faça o teste de COVID-19.